Āsana - Anabella Magalhães

O nome āsana vem da raiz verbal ās que significa "estar presente, existir, habitar, sentar-se calmamente, permanecer, celebrar”. Āsana, nome neutro, tanto pode ser “assento,” quanto “a forma como você se senta”. Swami Prabhānanda diz “Āsana significa duas coisas: o local no qual o yogi se senta e a maneira como ele se senta, a postura”. 
Na tradição védica , o āsana refere-se aquela postura que permite a meditação, ou seja , postura sentada com tronco, pescoço e cabeça perfeitamente alinhados, mas sem esforço ou tensão, de forma que se possa esquecer o corpo completamente.


Patañjali diz no Yoga Sūtra:
Sthirasukhamāsanam |
 Y.S. II, 46

“O āsana deve ser firme (sthira) e confortável (sukham)”

A postura torna-se firme e confortável através de repetição, disciplina (abhyāsa) e desapego (vairāgya), sem a vaidade por praticá-la ou conquistá-la.

Prayatnaśaithilyānantasāmapattibhyām | 
Y.S. II, 47
“Cortando ou diminuindo (śaithilya) os esforços (prayatna), ou seja, as atividades do corpo e através da meditação em Ananta (ananta sāmapattibhyām)”

O corpo alcança firmeza e estabilidade sem esforço sem tensão, de forma agradável através do controle de suas atividades naturais levando a mente manter-se “relaxadamente” alerta e através da meditação (sāmapattibhyām) em Ananta (Infinito, Brahman, nossa Verdadeira Natureza).

Tato dvandvānabhighātaḥ |
 Y.S.48
“Através disso (tataḥ), não é perturbado (anabhighātaḥ) pelas dualidades (dvanda)”

Através da firmeza do āsana, da conquista do (āsanasiddhiḥ), o praticante fica livre das perturbações diante das dualidades. O Universo é dual e esta dualidade é uma fonte de problemas: o frio e o calor, a tristeza e a alegria, a doença e a saúde, o sim e o não, etc. O ser humano sempre que se depara com elas, fica insatisfeito, inseguro, ansioso.

Através do domínio do corpo e pela meditação, o praticante aprende a compreender essas dualidades do mundo, a lidar com elas e a manter-se equilibrado, enfrentando-as e a agindo conforme as possibilidades de cada situação.

No Haṭha Yoga, prática originada na tradição Tântrica, āsana significa não só a postura para meditação, mas, combinadas em séries de posturas, pode atuar como excelente trabalho com o objetivo de equilibrar o corpo e tranquilizar a mente. É dito no Capítulo 1,verso 17 do texto clássico Haṭha Yoga Pradīpīka, de Svātmarāma:

Atha Āsanam
"Agora (Atha), (vamos falar sobre) āsana"

Haṭhasya prathamāṅgatvādasanam pūrvamucyate |
Kuryāttadāsanam sthairyamārogyam cāṅgalāghavam ||
(I.17)

“Antes de tudo (pūrva), o āsana (āsanam) é falado (ucyate) como a primeira parte (prathamāṅga) do Haṭha Yoga (Haṭhasya). Tendo feito (Kuryā) o āsana (tadāsana) se alcança firmeza (estabilidade, sthairyam) do corpo e da mente, ausência de doença (ārogyam) e flexibilidade dos membros (ca aṅgalāghavam).”

Comentário de Swāmi Multibodhānanda Sarasvatī:
“Haṭha Yoga é um processo através do qual acontece a purificação e controle do corpo, pela reestruturação do fluxo prânico.

Os haṭhayogis também estabeleceram que, pelo desenvolvimento do controle do corpo através do āsana, a mente é controlada. Por isso, a prática de āsana está em primeiro lugar em Haṭha Yoga.

Quando você pratica Haṭha Yoga, desenvolve a estabilidade do corpo. O move-se livremente e há menos chance de ocorrer doença. Assim como, uma água estagnada é terreno de criação de toda sorte de criaturas, quando o prāṇa fica estagnado em alguma parte no corpo, há uma perfeita condição para o desenvolvimento de bactérias.

O prāṇa deve mover-se como um fluxo de água corrente.

Quando o prāṇa flui livremente, o corpo também torna-se flexível. A rigidez do corpo é devido ao bloqueio e acumulação de toxinas. Quando o começa a fluir as toxinas são removidas do sistema e você será capaz de curvar-se e esticar-se de uma forma relaxada sem ter que fazer vigorosos exercícios de aquecimento.

Quando o armazenamento de prāṇa é aumentado em alto grau, o corpo se moverá por si mesmo. Você pode perceberá a si mesmo executando espontaneamente os āsanas e várias posturas corporais, mudrā ou até mesmo prāṇānyāma. Você perceberá você mesmo executando posturas que você nunca pode fazer anteriormente. Isto é devido a um estado relaxado e a uma importante velocidade do prāṇa".

Vaśiṣṭhādyaiśca munibhirmatsyendrādyaiṣca yogibhiḥ |
Aṅgīkṛtānyāsanāni kathyante kāni cinmayā ||
(H.P.1.18)

Eu descreverei alguns āsanas aceitos por munis como Vaśiṣṭha etc e por yogis como Matsyendra etc (I,v.18)

Trecho do comentário de Swāmi Multibodhānanda Sarasvatī: “A tradição yóguica diz que ao todo são 84 suficientes āsanas ou seja, tantos āsanas quanto formas de vidas. Não é de admirar, quanto formas de vidas. Não é de admirar, Svātmarāma dizer que ele está somente descrevendo “alguns” dos āsanas! Āsanas foram feitos para desenvolver o conhecimento do mais baixo para o mais alto estado. Por isso, alguns āsanas imitam as formas do arco ou do barco; plantas, como árvores, lótus; répteis, peixe, feto, pássaros, santos como Vaśiṣṭha e deuses como Naṭarāja.

Nos textos yógicos o número máximo de āsanas descritas é 33. No entanto, Svātmarāma descreve aquelas que são essenciais e que foram executadas pelos fundadores do Haṭha Yoga.

É natural que Svātmarāma descreva āsanas que eram executadas por Matsyendra* pois ele é o fundador do sistema Haṭha Yoga mas o interessante é que Svātmarāma descreve āsanas praticadas também por sábios como Vaśiṣṭha. Vaśiṣṭha foi um jñāna yogi, sendo assim, supõe-se que ele deveria ter utilizado principalmente posturas sentadas e meditativas, mais do que as posturas mais dinâmicas. Svātmarāma mostra que mesmo aqueles interessados em contemplação e com a mais alta sabedoria, compreendem a necessidade de yogāsanas.”

*Obs.:

Matsyendra, o grande mestre tântrico, foi o grande estimulador e orientador da organização do sistema Haṭha Yoga. Na verdade este sistema foi colocado em prática pelo seu discípulo Gorakṣanātha.

Fontes:
Patañjali Yoga Sutra (Swāmi Prabhānanda)
Haṭha Yoga Pradīpīka (Svātmarāma; Comentários de Swāmi Multibodhānanda Sarasvatī)

Retirado de A Linguagem Sânscrita e republicado em www.yogavaidika.com com a permissão da autora (Anabella Magalhães). Imagem de topo propriedade de Himalayan Academy, usada sob licença Creative Commons.

Comentários

Mensagens populares